Sobre a Mostra

A Mostra de Animações Japonesas (MAJ) surgiu pela necessidade de divulgar as animações orientais em Viçosa e na UFV, de proporcionar exibições regulares e de mostrar ao público em geral que os Animes são uma manifestação legítima de arte e cultura.

Histórico:
Os fãs de animações japonesas viviam clamando pra que houvesse alguma forma de exibição coletiva na cidade. Houveram tentativas isoladas de organizar grupos pra dividir o custo das animações e de encontrar formas de exibição, mas não era fácil encontrar os títulos, e muito burocrático ou dispendioso fazer exibições coletivas.

Nesse meio tempo, o papel de incentivador dos Animes em Viçosa pertencia aos Encontros de RPG de Viçosa, onde eram exibidos alguns longa-metragens e episódios de séries. Com o surgimento da Associação de RPGistas de Viçosa (ARV), foi firmada uma parceria com a Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da UFV para a realização da primeira Mostra.

O publico da primeira MAJ superou qualquer expectativa. Todas as poltronas do Cineclube Carcará foram ocupadas, com espectadores sentados no chão, nos degraus ou mesmo em pé. Motivados pela aceitação, o evento passou a ser anual.

Mesmo que depois dessa época muita coisa tenha mudado – o acesso aos Animes ficou mais fácil – a MAJ ainda é uma forma de conhecer novos títulos, de apresentar a animação japonesa a novas pessoas e de reunir os fãs na UFV.